Skip to main content

Colesterol Bom – Saiba a Diferença entre Bom e Ruim!

Conhecido popularmente como o colesterol bom, mas também pode ser referido como HDL (High Density Lipoprotein), este tipo de colesterol é derivado do Inglês, que significa alta densidade de lipoproteína.

Assim como a água e óleo não podem ser misturadas, o HDL, por se tratar de lipoproteínas de alta densidade que não pode ser dissolvida no sangue,  ele absorve o colesterol depositado nas artérias e é transportado para o fígado que tem a função de eliminá-lo do organismo.


Acredita-se que ter um nível de colesterol ruim alto é tão ruim quanto ter um nível de colesterol bom baixo, pois, aumenta a chance de desenvolver complicações relacionadas diretamente ao colesterol como doenças cardíacas.

Diferenças de Colesterol Bom e Ruim

Colesterol Bom

O colesterol ainda é um assunto que quando pautado gera muitas duvidas em diversas pessoas. Realmente muitos questionam se existe o tipo de colesterol bom ou ruim. Mas saiba que sim, existe. E para isso vamos desmistificar o assunto para que você tire suas duvidas de uma vez por todas!

Em geral, o colesterol é uma substância essencial para a vida humana. Sem ela, o nosso corpo poderia não exercer suas funções de uma boa maneira ou no pior dos casos, poderia nem funcionar.

Existem basicamente dois tipos do colesterol: o HDL (colesterol bom) e o LDL (colesterol ruim) e então, temos o  colesterol total no organismo que são lipoproteínas que não se dissolvem no sangue por possuírem uma textura extremamente gordurosa.

Colesterol Bom

O colesterol bom (HDL) é essencial para a saúde do corpo humano, pois, ela equilibra a produção das lipoproteínas quando circulam em nossa corrente sanguínea e absorve todo o colesterol ruim que se encontram em excesso no sangue  e deposita para o fígado, onde é metabolizado e em seguida, é eliminado de nossa organismo.

O HDL também possui a função de remover toda a gordura posta nas placas arteriais, fazendo com que uma nova formação das placas sejam mais lentas e com isso, é esperado que diminua o número de problemas futuros com doenças cardiovasculares que estão ligadas ao colesterol.

Colesterol Ruim

Colesterol Bom

O colesterol não-HDL, também conhecido como LDL (Low Density Lipoprotein) derivado do inglês que significa lipoproteínas de baixa densidade ou popularmente conhecido como o colesterol ruim, faz exatamente o oposto do colesterol bom.

O LDL é o principal responsável pelo excesso de gordura dentro das artérias, levando ao entupimento e a oxidação das artérias, tirando o colesterol do nosso fígado e depositando em todas as células do nosso organismo.

O colesterol ruim diminuí a passagem de sangue em órgãos como o coração e o cérebro. Além disso, traz consequências como obesidade, doenças cardiovasculares, derrame, pressão alta, infartos, aneurisma, câncer e complicações piores como aterosclerose e trombose.

Apesar do colesterol ser fabricado naturalmente pelo nosso organismo, principalmente, o fígado. Os níveis de colesterol bom e ruim no nosso organismo  são variáveis para cada pessoa.

O colesterol pode ser intensificado através de nossos hábitos tanto para o bem quanto para o mal. Se uma pessoa tem uma alimentação rica em gorduras e açúcares e não pratica atividades físicas pelo menos duas vezes durante a semana, ela terá mais propensão a desenvolver um colesterol ruim.

http://www.colesterolhdl.com.br/468

E por outro lado, se uma pessoa que pratica atividades e tem uma alimentação derivada de gorduras insaturadas como frutas, fibras, verduras e legumes. Esta pessoa provavelmente consome um colesterol bom e não enfrentará possíveis complicações.

Porém, além do consumo de uma alimentação saudável e da pratica de exercícios físicos regularmente, conta o fator genético. Por exemplo, se uma pessoa tem antepassados que apresentam doenças cardiovasculares, diabetes, propensão á engordar e outras doenças ligadas ao colesterol. Ela terá mais chances de desenvolver o colesterol ruim do que o colesterol bom.

Valores referenciais para o colesterol bom e ruim

Colesterol Bom

Assim como os níveis de colesterol bom e ruim variam de acordo com cada pessoa. Os valores usados como referência apresentam valores diferentes que podem ser medidos. Essa medida é importante, pois, com ela você poderá saber se os seus níveis estão saudáveis e como poderá melhorar a sua qualidade de vida.

Muitos acreditam que ter o colesterol total alto significa que a pessoa está com uma saúde ruim. Deve-se levar sempre em consideração os valores do colesterol HDL e LDL e depois o resultado final.

Tabela Valores de Referência para o Colesterol

  • Para maiores de 20 anos, o colesterol total deve estar sempre abaixo de 200 mg/dL;
  • Em crianças e adolescentes, o colesterol total deve estar abaixo de 150 mg/dL;
  • O colesterol LDL é considerado ótimo abaixo de 100mg/dL em adultos, adolescentes e crianças;
  • É desejável que o colesterol LDL esteja entre 100-129 mg/dl em adultos e em crianças abaixo de 100 mg/dL;
  • É considerado colesterol LDL alto entre 160-189 mg/dL em adultos e maior que 130 mg/dL em crianças e adolescentes;
  • O colesterol HDL é desejado acima de 60 mg/dL em adultos e acima de 45 mg/dL em crianças e adolescentes;
  • O HDL é considerado abaixo do nível em 40 mg/dL para adultos, crianças e adolescentes;

É preciso fazer um exame de sangue para saber os níveis de colesterol em seu organismo. E para manter o nível adequado do seu colesterol bom e ruim, é importante ter hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos de forma regular e não excessiva, evitando uma alimentação limitada á gorduras e açúcares. Boa sorte.

Um comentário em “Colesterol Bom – Saiba a Diferença entre Bom e Ruim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.