Skip to main content

Colesterol HDL Alto – Conheça os Sintomas e Se é Prejudicial!

O colesterol HDL  é extremamente importante para diversas funções no corpo humano, inclusive, sem ele, podemos não viver. Ele é conhecido como o colesterol bom, pois, auxilia na remoção do colesterol ruim dentro do organismo, sendo transportado para o fígado, em seguida, metabolizado e por fim, eliminado.

Pela fama de ser um bom colesterol, muitos acreditam que o colesterol HDL alto, é benéfico á saúde do coração. Porém, há controversas: Estudos recentes realizados apontam que os níveis de HDL é tão essenciais quanto a substância em si para o bom funcionamento do organismo.


O nível do colesterol HDL alto, muitas vezes, podem estar ligadas à prática regular de exercícios aeróbicos, consumo exagerado de alimentos em gordura saturada, consumo de bebidas alcoólicas e medicamentos que possuem estrogênios, por exemplo, anticoncepcionais.

É sempre dito que pessoas que sofrem com problemas de colesterol HDL alto  e que querem ou precisam diminuir o colesterol ruim, necessitam fazer atividades físicas com maiores frequências e com moderação sendo estruturados por especialistas.

Colesterol HDL Alto

Mas, nem sempre a junçãodas duas medidas pode ser o suficiente, devido a outros hábitos do paciente como o tabagismo, alimentação rica em gorduras insaturadas, exercícios físicos com alta densidade sem acompanhamento de um médico ou algum especialista também podem comprometer á saúde do paciente.

Conheça os Sintomas

Além de ser uma doença que vem preocupando nossas vidas com maior frequência. O colesterol é conhecido por ser uma doença silenciosa, ou seja, não há sinais que possam supor quando uma pessoa está com colesterol. É assintomático.

Muitos médicos dizem que seus pacientes que acreditam estar com o colesterol HDL alto se queixam de alguns sintomas como cansaço, dores de cabeça, falta de ar e coisas do tipo. Mas não é verdade. O colesterol sendo ele HDL ou não- HDL não provoca sintomas.

O mais adequado é que o paciente faça exames clínicos regularmente como checkup ao menos uma vez por ano para descartar os sintomas de colesterol HDL alto.

HDL Alto é prejudicial?

Colesterol HDL Alto

Como foi dito no inicio do artigo, a maior parte das pessoas temem quando o assunto é colesterol, ainda mais quando estamos falando sobre colesterol alto. Mas será que o HDL alto é prejudicial para a nossa saúde?

Acredita-se que o índice elevado do HDL não é prejudicial para a nossa saúde, ao contrário, é benéfico. Algumas pessoas, em sua maioria, as mulheres, possuem o colesterol HDL alto e isso não indica que elas estejam doentes ou tenham pré-disposição a ficarem doentes por possuírem um alto índice de colesterol HDL no organismo.

Especialistas contam que apesar de ser não ser totalmente prejudicial á saúde, é preciso ficar atento, pois, tudo que é feito em exagero e com excesso não pode ser algo extremamente benéfico. É preciso cuidado antes de começar atividades físicas e ter uso moderado para certos alimentos.

O colesterol HDL alto pode não ser totalmente prejudicial á saúde, mas pode acarretar problemas futuramente como o colesterol ruim, causando infartos e ataques cardíacos em jovens e também aqueles que praticam atividades físicas em excesso e fazem uso de tabagismo, bebidas alcoólicas sem moderação e alimentos que trazem malefícios á saúde.

Como devemos nos prevenir?

http://www.colesterolhdl.com.br/468
Assim para prevenirmos problemas com o colesterol HDL alto e o colesterol HDL baixo ou o colesterol não HDL, primeiramente devemos dar valor a nossa vida. Dessa forma, podemos dar maior atenção para a nossa saúde.

Para evitarmos surpresas desagradáveis é preciso fazer tudo com o maior comedimento e cuidado possível e sendo assim temos que ter uma dieta balanceada e rica em alimentos como frutas, verduras, legumes e fibras.

Colesterol HDL Alto

E além disso, evitar o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas sem moderação, praticar atividades regularmente com acompanhamento médico e especialistas que possam indicar que pode ser feito para melhorar á sua saúde e diminuir os riscos que o colesterol podem trazer á sua saúde como doenças cardiovasculares, trombose, infartos, derrames, câncer, etc.

É importante sempre pedir um checkup geral entre uma ou duas vezes ao ano (o que é o mais recomendável) para saber como estamos cuidando de nossa saúde e como podemos melhorar nossa qualidade de vida.

Leia nosso próximo artigo para entender sobre o colesterol bom, quais as diferenças entre o colesterol bom e ruim e saiba quais os valores de referência para o colesterol.

Um comentário em “Colesterol HDL Alto – Conheça os Sintomas e Se é Prejudicial!

  1. Pela primeira vez fui surpreendido com meu colesterol não HDL com índice de 171, frente á tal situação resolvi pesquisar sobre suas causas e feitos e, fiquei impressionado com as informações de forma, ao meu juízo, extremamente precisas, práticas e técnicas. Portanto, deixo consignadas as minhas melhores impressões e os meus efusivos parabéns! e meu fraterno abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.