Skip to main content

Colesterol HDL: Saiba o Que é e Como Funciona?

Para alguns é considerado um aliado e para outros é considerado um grande inimigo quando o assunto é ter uma vida saudável e uma dieta balanceada. Em sua maior parte quando falamos sobre colesterol a palavra possui uma conotação automaticamente negativa. Porém, o que poucos sabem é que o colesterol é essencial para a existência da vida, pois, sem ele o corpo não funcionaria.

O colesterol é uma substância com aspecto gorduroso encontrada em todas as células do corpo humano e  em tempos tornou-se uma grande preocupação na vida das pessoas, pois, caso não haja controle pode-se desenvolver doenças cardiovasculares como: infartos, aneurisma, insuficiência cardíaca e AVC (Acidente Vascular Cerebral).


Trata-se de  um  lipídio — uma espécie de gordura —  que tem origem através da digestão de alimentos e também é fabricado pelo fígado.  Encontra-se presente em todas as células do corpo humano e exerce funções fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

O colesterol é extremamente necessário na produção das membranas celulares, na ingestão de alimentos e em determinados hormônios como o estrogênio e a testosterona.

Colesterol HDL

Tipos de Colesterol

O colesterol total é composto por duas frações: o colesterol HDL e o não HDL, também conhecido como colesterol LDL. Estes são lipoproteínas conectadas ao colesterol ao serem transportadas pela corrente sanguínea, mas não se dissolvem no sangue por possuírem uma textura gordurosa.

O colesterol HDL, do inglês, High Density Lipoprotein, são as lipoproteínas de alta densidade que não se dissolve no sangue por ser extremamente gordurosa. Também conhecido como o “colesterol bom”, ele absorve a gordura do colesterol que é colocado nas artérias e em seguida, é transportado para o fígado para ser metabolizado e eliminado do organismo.

Como age a HDL?

O nível do colesterol HDL equilibra a produção das lipoproteínas quando estão circulando na corrente sanguínea, elas capturam parte do colesterol que está em excesso no sangue e leva ao fígado para ser processado e eliminado.

O colesterol HDL também é capaz de remover a gordura que é depositada nas placas arteriais, fazendo com que uma nova formação das placas seja mais demorada e tende a diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por esse fator é considerado um bom colesterol.

Colesterol HDL

Colesterol não HDL

O colesterol não HDL, vem chamando cada vez mais a atenção das pessoas e causando extremas preocupações, pois trata-se de um colesterol alto. É preciso ficar atento aos níveis do colesterol sendo estes, HDL ou não HDL para que possa evitar uma série de danificações à saúde.

Também conhecido como colesterol LDL, do inglês, Low Density Lipoprotein, que significa lipoproteínas de baixa densidade e são as principais transportadoras de gordura. Uma parte do LDL é processado no fígado e usado para fabricar membranas celulares que são levadas ao intestino. Após serem absorvidas pelo intestino, o colesterol é levado até os tecidos celulares sob a forma de colesterol não HDL ou colesterol LDL.

Em excesso, esse tipo de colesterol no sangue prejudica a captação das células, pois, ele termina por corroer a parede das artérias, causando aterosclerose e ao desenvolvê-la pode fazer com que o sangue crie coágulos, bloqueando a artéria sanguínea e levando a complicações como trombose e caso, se intensifique provocando também:

  • Ataques cardíacos;
  • Neurisma;
  • Diabetes;
  • AVC;
  • Infartos Cerebrais.

Apesar do colesterol não HDL ser produzido naturalmente pelo organismo, existem possibilidades de ser produzido em excesso através de alimentos derivados de gorduras trans e gorduras saturadas, assim sendo considerado um colesterol ruim.

O colesterol em excesso, como já foi dito, torna-se um problema, especialmente,  para os indivíduos com probabilidade de ter um infarto, ou seja, os tabagistas, sedentários, hipertensos e com mais de 50 anos. Nesses casos, torna-se maior a propensão para um colesterol ruim e suas complicações.

Colesterol HDL

Como Evitar?

Para a evitar surpresas desagradáveis e para a prevenção do colesterol ruim e doenças cardiovasculares é necessário ficar atento ao nível do colesterol no organismo e possuir uma alimentação balanceada, preferencialmente, derivada de gorduras insaturadas que produzem o colesterol HDL, ou seja,  o colesterol bom.

http://www.colesterolhdl.com.br/468

Além disso, é preciso evitar o cigarro, pois, este dificulta a destruição das moléculas nas artérias, podendo aumentar o colesterol no fígado e acelera o processo de entupimento das correntes sanguíneas. E para uma maior qualidade de vida, aumentar a pratica de exercícios físicos que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Leia nosso próximo artigo para entender o que é o colesterol HDL baixo e saiba como evitá-lo.

Um comentário em “Colesterol HDL: Saiba o Que é e Como Funciona?

  1. Faltou incluir os tipos de alimentos que aumentam os níveis do colesterol bom. Sei que o azeite extra-virgem é um deles. Quais alimentos tem bastante HDL?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.