Skip to main content

Colesterol não HDL – Veja o Guia Completo

Ouvimos falar muito de Colesterol, mas o Colesterol tem várias subdivisões. Geralmente só distinguimos entre colesterol bom e ruim, mas afinal, o que é o Colesterol não HDL que aparece nas nossas análises clínicas? Pois é! Veremos exatamente do que se trata nesse artigo. Confira!

O que é colesterol não HDL?

Quando falamos em colesterol não HDL, ou colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), estamos falando de uma forma prejudicial do colesterol, ou seja, estamos falando de um colesterol ruim, que poderá colocar a nossa saúde em risco.


Para você ter uma noção clara, quando apresentamos níveis mais elevados de LDL, ou o tão conhecido “mau” colesterol, temos uma maior probabilidade de desenvolver uma doença cardiovascular.

O colesterol LDL tem em sua composição ácidos graxos não dissolvidos. Note que a LDL é produzida no fígado, e é essencial para que consiga manter as suas células saudáveis.

O problema está quando esses níveis de colesterol não HDL se tornam elevados, ou seja, fora dos parâmetros normais.

Colesterol não HDL

Quando as concentração de LDL são muito altas, o que acontece é que ele vai começar a construir-se nas paredes das artérias, endurecendo as placas, tal como pode ver na imagem em cima. É isso que poderá causar doenças cardíacas.

O que acontece é que o HDL, ou o que conhecemos como “bom colesterol”, remove o LDL do sangue, levando-o para o fígado, e que será posteriormente excretado do corpo.

Por essa mesma razão, quando você faz um teste de colesterol, quando indica que tem altas concentrações de colesterol HDL estão associadas a uma menor quantidade de colesterol não HDL, ou LDL, que são potencialmente prejudiciais à saúde.

Efeitos de colesterol não HDL elevados

O grande perigo do colesterol LDL é o fato de ele se acumular nas paredes arteriais, formando a substância waxlike duro, mais conhecido como placa arterial. Quando essa placa arterial se instala e se forma, ela restringe o fluxo sanguíneo do coração, e para o coração. Isso poderá levar a que se dê um acidente vascular cerebral, ou um ataque cardíaco.

Colesterol não HDL

Pode também levar a uma doença designada de aterosclerose, devido ao endurecimento das paredes das artérias.

Assim sendo, e de acordo com a Clínica Mayo e American Heart Association, os valores normais, em pessoas saudáveis, do colesterol não HDL deve encontrar-se abaixo dos 130 mg por cada decilitro de sangue.

Em casos de pessoas com risco de doenças cardiovasculares, o colesterol LDL nunca deverá ultrapassar os 70 mg por cada dL de sangue.

Como prevenir os efeitos do colesterol não HDL em excesso?

http://www.colesterolhdl.com.br/468

De forma a manter a sua saúde, é imprescindível que mantenha os níveis de colesterol não HDL bem firmes, e sempre dentro dos níveis normais.

Para que consiga ter os níveis de colesterol impecáveis, é importante que reduza a ingestão de gorduras saturadas, assim como é de extrema importância aumentar o consumo de legumes, verduras e frutas, assim como nozes e grãos integrais.

Colesterol não HDL

De forma a reduzir o LDL colesterol, é aconselhável também a ingestão de 10 gramas de fibra por dia, pois as fibras ajudam a regular os nível de colesterol não HDL.

Deve também ter sempre em mente que o uso de produtos como o tabaco, assim como o consumo de álcool em excesso aumenta a quantidade de colesterol LDL na corrente sanguínea, e por isso deverão ser evitados a todo o custo.

Não se esqueça de que um estilo de vida saudável e ativo é um grande passo para manter a saúde, evitando grandes níveis de colesterol não HDL, e deixando de lado as doenças cardiovasculares. Lute pela sua saúde hoje e sempre!

31 comentários em “Colesterol não HDL – Veja o Guia Completo

  1. No exame que fiz veio descrevendo colesterol não HDL=250( ex), e HDL, 42 e LDL 280. Eu não entendi dois parâmetros diferentes de HDL, alguém poderia me explicar?

    1. -Colesterol HDL/Bom. deve estar maior que 60mg/dl.
      -Colesterol LDL/Ruim, deve estar menor ou igual 100mg/dl.
      Obs:-Este parametro do LDLCom o HDL, implicará no Colesterol Não HDL, QUE DEVERA ESTAR MENOR QUE 130mg/dl. Estando dentro dos parâmetros/niveis desejaveis, evitará um possível AVC ou Parada Cardiaca. Segundo consta.

  2. fiz exames e os resultados chegaram alterados colesterol total 202/hdl 28/ldl 98/vldl 76/não hdl 174 mg/dl. gostaria de saber as conseqüências e como baixar

  3. Tem algumas informações equivocadas nesse artigo. Colesterol Não-HDL não é um sinônimo de LDL. É na verdade o valor do Colesterol Total menos o valor do HDL. Seria então a soma dos valores dos colesterois “ruins”, que são o LDL + VLDL.

  4. Boa noite! Tenho ficado muito tonta e dai fui parar na emergencia. Lá fui atendida e por estar pálida a medica pediu exames. MEU COLESTEROL NÃO HDL TÁ 70,0 mg/dL
    COLESTEROL LDL 60,7 mg/dL
    COLESTEROL HDL 65,1 mg/dL
    HEMOGRAMA ERITROGRAMA
    Hemácias 3,29 milhões
    Hemoglobina 7,80 g/dL
    Hematócrito 25,2%
    Vol.Globular médio 76,6 fL
    Hem.Globular média 23,7 pg
    C.H Globular média 31,0 g/dL
    RDW 15,9 %
    Urina:Urobilinogênio Vestigios

  5. Senhores,

    Meu Colesterol Não HDL deu 76,6 mg/dl. Pelo que li na categoria de risco que vem no meu exame eu estou atrerrorizado, pois diz;
    risco baixo < 160
    risco intermed. < 130
    risco alto < 100
    risco muito alto < 80

    Ou não entendi ou eles explicitaram sem clareza. Segundo li nesta reportagem ele deve dar sempre menor que 130. O meu deu 76,6 e eu precisaria de uma definição se ele está bom ou ruim de fato.

    Agradeceria se me respondessem para o meu email para eu ter paz e ter um final de ano sem preocupações.

  6. Meu Colesterol Não HDL deu 76,6 mg/dl. Pelo que li na categoria de risco que vem no meu exame eu estou atrerrorizado, pois diz;
    risco baixo < 160
    risco intermed. < 130
    risco alto < 100
    risco muito alto < 80

    Ou não entendi ou eles explicitaram sem clareza. Segundo li nesta reportagem ele deve dar sempre menor que 130. O meu deu 76,6 e eu precisaria de uma definição se ele está bom ou ruim de fato.

    Agradeceria se me respondessem para o meu email para eu ter paz e ter um final de ano sem preocupações.

    1. O MEU COLESTEROL – NÃO HDL DEU 180MG/DL. SE FOR POSSIVEL PASSAR UM EMAIL ME EXPLICANDO PORQUE OS OUTROS INDICES DE COLESTEROL ESTAO ALTO.

      AGRADEÇO DESDE JÁ.

    2. Essa tabela significa que para quem tem fator de risco, o colesterol não hdl deve ficar abaixo de 80. O seu nível está ótimo, mesmo se você estivesse no grupo de risco, entendeu?

  7. Seu sangue Total (ou soro) nível de colesterol

    Menos de 200 mg/dL: desejável
    Se seus níveis de LDL, HDL e triglicérides também estão em níveis desejáveis e tiver sem outros fatores de risco para doenças cardíacas, colesterol total abaixo de 200 mg/dL coloca em risco relativamente baixo de doença coronariana. No entanto, mesmo com um baixo risco, é ainda inteligente para comer uma dieta saudável, ter atividade física regular e evitar o fumo do tabaco. Ter seus níveis de colesterol, verificadas a cada cinco anos ou como seu médico recomenda.

    200–239 mg/dL: limítrofe alto risco
    Se seu colesterol total esteja entre 200 e 239 mg/dL, o médico irá avaliar os níveis de LDL colesterol (ruim), HDL-colesterol (bom) e triglicerídeos. É possível ter números de colesterol total de limite de alta com níveis normais de colesterol LDL (mau) equilibrada por colesterol HDL (bom). Trabalhe com seu médico para criar um plano de prevenção e tratamento que é certo para você. Fazer mudanças de estilo de vida, incluindo uma dieta saudável para o coração, ficando a atividade física regular e evitando o tabaco fumo. Dependendo de seus níveis de colesterol (ruim) LDL e o outros fatores de risco, você também pode precisar de medicação. Pergunte ao seu médico com que freqüência você deve ter o seu colesterol checado.

    240 mg/dL e mais: alto risco
    As pessoas que têm um nível de colesterol total de 240 mg/dL ou mais normalmente têm duas vezes o risco de doença coronariana como pessoas cujo nível de colesterol é desejável (200 mg/dL). Se o teste não mostrar seu LDL colesterol, HDL colesterol e triglicerídeos, o médico deve pedir um perfil de jejum. Trabalhe com seu médico para criar um plano de prevenção e tratamento que é certo para você. Se você precisar de medicação colesterol-regulação, fazer mudanças de estilo de vida, incluindo uma dieta saudável para o coração, ficando a atividade física regular e evitando o tabaco fumo.

    Colesterol HDL – High-Density

    Com o colesterol HDL (bom), níveis mais altos são melhores. Colesterol HDL baixo (menos de 40 mg/dL para homens, a menos de 50 mg/dL para mulheres) coloca você em maior risco de doença cardíaca. No homem médio, o intervalo de níveis de colesterol HDL de 40 a 50 mg/dL. A mulher média, variam de 50 a 60 mg/dL. Um colesterol de HDL de 60 mg/dL ou superior dá alguma proteção contra doenças cardíacas.

    Tabagismo, excesso de peso e sendo sedentária podem resultar todas em diminuir o colesterol HDL. Para aumentar seu nível de HDL, evitar o fumo do tabaco, manter um peso saudável e obter no mínimo fluirá minutos de atividade física mais dias do que não.

    Pessoas com triglicérides elevados do sangue geralmente também têm menor HDL-colesterol e um maior risco de ataque cardíaco e derrame. Progesterona, esteróides anabolizantes e hormônios sexuais masculinos (testosterona) também reduzir os níveis de colesterol HDL. Hormônios sexuais femininos elevar os níveis de colesterol HDL

    O nível de colesterol LDL (mau)

    Quanto menor o colesterol LDL, menor o risco de coração atacar e acidente vascular cerebral. Na verdade, é um melhor indicador do risco de colesterol no sangue total. Em geral, os níveis de LDL enquadram nessas categorias

    Níveis de colesterol LDL

    Menos de 100 mg/dL
    Ideal

    100 a 129 mg/dL
    Perto de ideal / acima ideal

    130 a 159 mg/dL
    Limítrofe alto

    160 a 189 mg/dL
    Alta

    190 mg/dL e acima
    Muito alta

    Seus outros fatores de risco para doença cardíaca e derrame ajudar a determinar qual o nível de LDL deve ser, bem como o tratamento adequado para você. Um nível saudável para você pode não ser saudável para o seu amigo ou vizinho. Discuta seus níveis e suas opções de tratamento com seu médico para obter o plano que funciona para você.

    Seu nível de triglicérides

    Triglicerídeos é uma forma de gordura. Pessoas com triglicérides elevados, muitas vezes, têm um nível de colesterol total elevado, incluindo o colesterol LDL (ruim) e baixos níveis de HDL colesterol (bom).

    Seu nível de triglicérides vai cair em uma dessas categorias:

    Normal: menor que 150 mg/dL
    Borderline-alta: 150–199 mg/dL
    Alta: 200–499 mg/dL
    Muito alto: 500 mg/dL
    Muitas pessoas têm altos níveis de triglicérides devido estar com sobrepeso/obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo de excesso de álcool ou uma dieta muito rica em carboidratos (60 por cento de mais de calorias). Triglicérides elevados são um factor de risco relacionados ao estilo de vida; no entanto, doenças subjacentes ou doenças genéticas podem ser a causa.

    A principal terapia para reduzir os níveis de triglicérides é mudar seu estilo de vida. Isso significa controlar o seu peso, comer uma dieta saudável, ter atividade física regular, evitar o fumo do tabaco, álcool limite para um drinque por dia para mulheres ou duas bebidas por dia para homens e limite de bebidas e alimentos com adição de açúcares. Visite seu médico para criar um plano de acção que irá incorporar todas essas mudanças de estilo de vida. Às vezes, a medicação é necessária além de uma dieta saudável e estilo de vida.

    Um triglicérido nível de 150 mg/dL ou superior é um dos fatores de risco da síndrome metabólica. Síndrome metabólica aumenta o risco de doenças cardíacas e outras doenças, que incluem

    FONTE: http://www.accelerated-ideas.com/perguntas-e-respostas/saude/qual-nivel-colesterol-considerada-fator-risco-980737-spage.aspx

  8. é grave?
    – colesterol não HDL deu 115mg/dl
    – LDL COLESTEROL : 88mg/dl
    – VLDL COLESTEROL: 27 mg/dl

    HDL COLESTEROL: 36mg/dl método detergente seletivo acelerador.

  9. Resultado :Colesterol total – 247 mg/dll
    Colesterol Hdl 67 mg/dl
    colesterol VLDL 25 mg/dl
    colesterol LDL 155 mg/dl
    colesterol não HDL 180 mg/dl

    Também não entendo, e vou demorar um pouco para levar no neurologista, pq ele está de férias.
    queroro

  10. olá …

    meu colesterol nao hdl esta 218
    colesterol total 268
    colesterol hdl 50
    triglicerides 199

    não entendi as referencias , poderia me esclarecer sobre as taxas e os riscos de saude

  11. meu colesterol não HDL deu 134 mg/dl corro risco de algum tipo de doença e como faço pra baixar esse colesterol total 193 mg/dl
    colesterol HDL deu 59 mg/dl
    colesterol LDL deu 116.6 mg/ dl
    como posso melhor o meu colesterol não HDL
    fico no aguardo da resposta
    Osanira meu nome

  12. Bom dia!!!

    O meu colesterol não HDL deu 89,80 e o colesterol total de 155, alguém poderia me esclarecer se estou correndo algum risco????

  13. Meu Colesterol não HDL deu 178 e.estoubpreocupada pois estava tomando zinpass há 3 meses e parei uns 20 dias antes do exame.
    Isso e preocupante? Não como frituras, minha comida e feita com azeite e tipo 1/3 de 1 colher de chá para uma panela elétrica de arroz, so uso manteiga e tbm um valor mínimo e só no pao do café da manhã, nao tomo leite pois sou intolerante.Nao como carnes com gordura e só grelhada. Não bebo álcool, não tomo Refrigerante.
    Não sou de comer doces, só raramente.
    O que fazer?

  14. Preciso que me esclareçam:
    Resultados de meus exames feitos dia 10/09/2018
    colesterol total-233 mg/dL
    colesterol HDL-43 mg/gL
    colesterol-LDL-153 mg/dL
    colesterol VLDL-37 mg/dL
    colesterol NÂO-HDL 190 mg/dL
    Triglicecerídeos- 206 mg/dL
    Glicemia em Jejum- 104 mg/dL
    PSA total- 3,170 mg/dL
    Eritograma- RDW- 14,8 %
    Estou em pânico porque fiz todos esses exames a três meses atrás e agora ao refazer todos os exames veio tudo alterado.
    Me orientem por favor e me digam quais os riscos que corro?

  15. Ola
    Meu colesterol deu 256mg/dl
    LDL 180
    Triglicerídeos 104
    Hdl 53
    Vldl 23
    Colesterol não Hdl 203
    Gostaria de saber se tenho colesterol alto ou algum problema do tipo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.