Skip to main content

Colesterol não HDL – Veja o Guia Completo

Ouvimos falar muito de Colesterol, mas o Colesterol tem várias subdivisões. Geralmente só distinguimos entre colesterol bom e ruim, mas afinal, o que é o Colesterol não HDL que aparece nas nossas análises clínicas? Pois é! Veremos exatamente do que se trata nesse artigo. Confira!

O que é colesterol não HDL?

Quando falamos em colesterol não HDL, ou colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), estamos falando de uma forma prejudicial do colesterol, ou seja, estamos falando de um colesterol ruim, que poderá colocar a nossa saúde em risco.


Para você ter uma noção clara, quando apresentamos níveis mais elevados de LDL, ou o tão conhecido “mau” colesterol, temos uma maior probabilidade de desenvolver uma doença cardiovascular.

O colesterol LDL tem em sua composição ácidos graxos não dissolvidos. Note que a LDL é produzida no fígado, e é essencial para que consiga manter as suas células saudáveis.

O problema está quando esses níveis de colesterol não HDL se tornam elevados, ou seja, fora dos parâmetros normais.

Colesterol não HDL

Quando as concentração de LDL são muito altas, o que acontece é que ele vai começar a construir-se nas paredes das artérias, endurecendo as placas, tal como pode ver na imagem em cima. É isso que poderá causar doenças cardíacas.

O que acontece é que o HDL, ou o que conhecemos como “bom colesterol”, remove o LDL do sangue, levando-o para o fígado, e que será posteriormente excretado do corpo.

Por essa mesma razão, quando você faz um teste de colesterol, quando indica que tem altas concentrações de colesterol HDL estão associadas a uma menor quantidade de colesterol não HDL, ou LDL, que são potencialmente prejudiciais à saúde.

Efeitos de colesterol não HDL elevados

O grande perigo do colesterol LDL é o fato de ele se acumular nas paredes arteriais, formando a substância waxlike duro, mais conhecido como placa arterial. Quando essa placa arterial se instala e se forma, ela restringe o fluxo sanguíneo do coração, e para o coração. Isso poderá levar a que se dê um acidente vascular cerebral, ou um ataque cardíaco.

Colesterol não HDL

Pode também levar a uma doença designada de aterosclerose, devido ao endurecimento das paredes das artérias.

Assim sendo, e de acordo com a Clínica Mayo e American Heart Association, os valores normais, em pessoas saudáveis, do colesterol não HDL deve encontrar-se abaixo dos 130 mg por cada decilitro de sangue.

Em casos de pessoas com risco de doenças cardiovasculares, o colesterol LDL nunca deverá ultrapassar os 70 mg por cada dL de sangue.

Como prevenir os efeitos do colesterol não HDL em excesso?

http://www.colesterolhdl.com.br/468

De forma a manter a sua saúde, é imprescindível que mantenha os níveis de colesterol não HDL bem firmes, e sempre dentro dos níveis normais.

Para que consiga ter os níveis de colesterol impecáveis, é importante que reduza a ingestão de gorduras saturadas, assim como é de extrema importância aumentar o consumo de legumes, verduras e frutas, assim como nozes e grãos integrais.

Colesterol não HDL

De forma a reduzir o LDL colesterol, é aconselhável também a ingestão de 10 gramas de fibra por dia, pois as fibras ajudam a regular os nível de colesterol não HDL.

Deve também ter sempre em mente que o uso de produtos como o tabaco, assim como o consumo de álcool em excesso aumenta a quantidade de colesterol LDL na corrente sanguínea, e por isso deverão ser evitados a todo o custo.

Não se esqueça de que um estilo de vida saudável e ativo é um grande passo para manter a saúde, evitando grandes níveis de colesterol não HDL, e deixando de lado as doenças cardiovasculares. Lute pela sua saúde hoje e sempre!

11 comentários em “Colesterol não HDL – Veja o Guia Completo

  1. No exame que fiz veio descrevendo colesterol não HDL=250( ex), e HDL, 42 e LDL 280. Eu não entendi dois parâmetros diferentes de HDL, alguém poderia me explicar?

  2. fiz exames e os resultados chegaram alterados colesterol total 202/hdl 28/ldl 98/vldl 76/não hdl 174 mg/dl. gostaria de saber as conseqüências e como baixar

  3. Tem algumas informações equivocadas nesse artigo. Colesterol Não-HDL não é um sinônimo de LDL. É na verdade o valor do Colesterol Total menos o valor do HDL. Seria então a soma dos valores dos colesterois “ruins”, que são o LDL + VLDL.

  4. Boa noite! Tenho ficado muito tonta e dai fui parar na emergencia. Lá fui atendida e por estar pálida a medica pediu exames. MEU COLESTEROL NÃO HDL TÁ 70,0 mg/dL
    COLESTEROL LDL 60,7 mg/dL
    COLESTEROL HDL 65,1 mg/dL
    HEMOGRAMA ERITROGRAMA
    Hemácias 3,29 milhões
    Hemoglobina 7,80 g/dL
    Hematócrito 25,2%
    Vol.Globular médio 76,6 fL
    Hem.Globular média 23,7 pg
    C.H Globular média 31,0 g/dL
    RDW 15,9 %
    Urina:Urobilinogênio Vestigios

  5. Meu Colesterol Não HDL deu 76,6 mg/dl. Pelo que li na categoria de risco que vem no meu exame eu estou atrerrorizado, pois diz;
    risco baixo < 160
    risco intermed. < 130
    risco alto < 100
    risco muito alto < 80

    Ou não entendi ou eles explicitaram sem clareza. Segundo li nesta reportagem ele deve dar sempre menor que 130. O meu deu 76,6 e eu precisaria de uma definição se ele está bom ou ruim de fato.

    Agradeceria se me respondessem para o meu email para eu ter paz e ter um final de ano sem preocupações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.