Skip to main content

Colesterol Total: O que é e Como Baixar

É muito comum ouvirmos falar em colesterol total, mas o que é? Nesse artigo veremos exatamente do que se trata e como pode baixar os seus níveis de colesterol total, de forma a ter uma saúde de aço. Diga não a problemas cardíacos e cardiovasculares com as nossas dicas. Veja também o nosso artigo sobre Colesterol não HDL. Tem informações úteis que poderão ajudá-lo.

Colesterol Total – O que é?

O colesterol total é a soma das várias frações de colesterol, ou seja, do LDL, HDL e VLDL. Quando fazemos análises sanguíneas, mais importante do que olharmos para os níveis de colesterol total, é olharmos para as dosagens das frações do colesterol total, pois podemos ter uma elevada dosagem de colesterol total, mas graças ao HDL, que não é prejudicial para a nossa saúde, ao contrário do LDL.


Vejamos então as diferentes frações para você entender exatamente do que se trata.

Colesterol total

  • LDL – Esse é o que nós chamamos de colesterol ruim, pois ele se acumula nas paredes das artérias sanguíneas, e quando este se apresenta em níveis elevados de forma crônica, aumenta o risco isolado para doenças coronárias, como o caso de derrame cerebral, infarto do miocárdio, ou insuficiência arterial. Para pessoas saudáveis, os níveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL sangue, enquanto que para pessoas em risco não deverá ultrapassar os 70 mg/dL.
  • HDL – Este é o conhecido como colesterol bom, ou seja, o que nos protege do colesterol ruim. O HDL tem como principal função levar o LDL para o fígado, para que este seja secretado posteriormente. Assim, quanto maiores forem os níveis de HDL, menor será o risco de contrair doenças cardiovasculares. Os níveis do HDL deverão ser superiores a 40 mg/dL de sangue, sendo que os níveis ótimos são aqueles que se apresentam acima dos 60 mg/dL.
  • VLDL – Este está diretamente ligado à quantidade de triglicérides, mas este também não é um fator de risco para doenças ateroscleróticas. Os níveis de VLDL são fortemente influenciados pela dieta que fazemos.

Colesterol Total – Como baixar?

De forma a baixar o colesterol total, deverá seguir uma dieta saudável, ou seja, pobre em gorduras (manteigas, óleos, carnes gordas), e muito rica em frutas, legumes, verduras, e carnes magras.

O exercício físico é extremamente importante para manter os níveis de colesterol perfeitos, e em casos extremos o seu médico poderá prescrever-lhe medicação para regular os níveis de colesterol, como o caso do Pravastatina, Rosuvastatina, Sinvastatina, ou o Atorvastatina.

Valores de referência – Colesterol Total

Colesterol total

De forma a termos uma noção clara dos valores considerados normais, temos os seguintes valores:

  • Normal – >200mg/dl
  • Ligeiramente alto – de 200 a 239 mg/dl
  • Alto – <240 mg/dl

Sintomas de colesterol total alto

http://www.colesterolhdl.com.br/468

Uma das grandes preocupações dos profissionais de saúde é que o colesterol total alto não apresenta qualquer sintoma específico. No entanto, pessoas que estejam acima do peso, que não tenham uma alimentação regulada e equilibrada, encontram-se no grupo de risco de apresentar esses valores bastante elevados.

Se apresentar valores considerados elevados, deverá proceder a uma alimentação muito regrada, e com exercício físico regular. Geralmente, conjugando isso, você consegue normalizar os seus valores.

Colesterol total

  • Restrinja o consumo de gorduras
  • Elimine as gorduras saturadas (manteiga, queijo, gorduras da carne, leite, ovos, margarinas duras, frituras)
  • Prefira carnes brancas
  • Peixe entre 3 a 4 vezes por semana
  • Aumento do consumo de vegetais
  • Aumento do consumo de cereais

Seguindo os nossos conselhos, você irá conseguir regularizar os seus valores de colesterol total, e conseguirá ter uma vida saudável, e com qualidade!

5 comentários em “Colesterol Total: O que é e Como Baixar

  1. Olá! Bom dia!
    Estive lendo essa matéria e me inclui no que se referiu ao colesterol total! Estava lendo os meus exames aguardando o médico e percebi que o meu está alto, 205,0mg/dl! Fiquei preocupado mas a partir de hj mudarei meus hábitos!
    Abraços!!

  2. No meu caso já é de família ter depressão e ansiedades e ainda mais o meu colesterol é de geração a geração nw precisamos comer gordura eles vem ao nosso organismo fabricamos gordura me disse como motificar tudo isso as vezes quenho dores de cabeça muito fortes não sei se seria por causa do horário da refeição ou por conta dos remédios.

  3. boa noite meu exame de sangue está assim:colesterol total :188 mg/dl. trig,66 mg/dl hdl 29 mg/dl ldl 143/mg. a endocrinologista passou o medicamento rosuvastatina 10mg. obrigado.

  4. Gostei muito desse artigo, ajudou-me muito, principalmente os alimentos para
    conservar uma vida saudável. Tirou as dúvidas relacionadas a colesterol bom,
    colesterol ruim e colesterol total. vou seguir as recomendações, pois fiz exames
    e meu colesterol total está 211 mg/ d L. Fiquei assustada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.