Skip to main content

Colesterol HDL Baixo – Sintomas! Saiba o Que Fazer!

Como foi retratado no artigo anterior, o colesterol HDL são as lipoproteínas de alta densidade que não se dissolve no sangue por ser extremamente gordurosa.

Também conhecido como o “colesterol bom”, ele absorve a gordura do colesterol que é colocado nas artérias e em seguida, é transportado para o fígado para ser metabolizado e eliminado do organismo.


Se você recebeu a notícia do seu médico que está com o seu colesterol HDL baixo, é um sinal de que algo não está indo muito bem com a sua saúde e você terá mais propensão a sofrer doenças cardiovasculares como derrame cerebral (AVC) e ataque cardíaco por causa do alto índice de gordura nas artérias que impedem que seja eliminado.

Sintomas

Ter valores de colesterol HDL baixo no organismo  é considerado prejudicial para a saúde e não há sintomas que possam supor quando uma pessoa está com o nível de HDL baixo. Infelizmente, é mais um fator negativo para quem está com este problema.

Colesterol HDL Baixo

Porém, existe algumas probabilidades e fatores que possam nos levar a suspeita de algo não está indo muito bem com a saúde. Veja abaixo:

  • Obesidade
  • Alimentação derivada de gorduras trans e saturadas
  • Alimentação rica em açúcares
  • Sedentarismo

A forma mais adequada e viável para saber como está seu nível de colesterol e sua saúde é ir ao clínico geral e fazer exames de sangue e ficar por dentro dos índices de colesterol bom, médio e ruim.

O que fazer?

Colesterol HDL Baixo

Pessoas com colesterol não HDL elevado (colesterol LDL) e com o colesterol HDL baixo, são os que possuem maiores riscos de desenvolverem doenças cardiovasculares. Por conta disso, além da redução do colesterol LDL e o aumento do colesterol HDL é considerado o principal tratamento para aqueles que possuem problemas com o colesterol.

Infelizmente, há mais complicações em corrigir o colesterol HDL baixo do que o colesterol não HDL elevado, pois, possuem diversas alternativas para diminuí-lo e muitas vezes dentro de um mês ou menos enquanto o HDL baixo leva de cinco à seis meses.

Consequências Colesterol HDL Baixo

Assim como o colesterol ruim elevado, quando o colesterol bom está muito baixo é possível que seja devido a hábitos que são extremamente prejudiciais á saúde como o sedentarismo, a alimentação rica em gordura trans e  em gordura saturada e o tabagismo.

Esses fatores também podem estar relacionados à fatores genéticos, pois quando o paciente tem o colesterol HDL baixo é provável que o seu organismo produz pouco HDL naturalmente, tornando incorrigível o aumento do colesterol bom.

Além de  outras consequências como doenças vasculares, pode ocorrer infarto agudo miocárdio, trombose venenosa profunda, doenças arteriais, AVC e câncer no fígado.

Segundo especialistas, o nível colesterol HDL baixo pode estar relacionados a  depressão, perda de memória e Alzheimer, pois, o HDL atua na formação de placas beta-amilóide que são uma das principais características no cérebro de quem sofre de Alzheimer.

Também pode ocasionar maiores problemas em função do índice muito baixo de HDL no organismo, com quem sofre de desequilíbrios hormonais como menopausa, andropausa, infertilidade e estresse crônico.

Como aumentar o colesterol HDL?

Colesterol HDL Baixo

Uma das maiores preocupações para quem está passando por problemas com colesterol HDL baixo ou para quem deseja evitá-lo, é saber como aumentar o colesterol HDL, ou seja, elevar o índice de colesterol bom no organismo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes, como investir numa vida equilibrada e saudável. Sendo elas:

  • Praticar regularmente exercícios físicos pelo menos 30 minutos durante 4 vezes na semana;
  • Evitar alimentos ricos em gordura trans e saturados encontrados em fastfood;
  • Perder peso, caso esteja acima, pois o peso tem influência no nível do colesterol;
  • Parar de fumar, pois, o cigarro acelera o processo de entupimento das artérias sanguíneas;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas que auxiliam no aumento de doenças cardiovasculares;
  • Consumir gorduras insaturas e fibras como peixes que são ricos em ômega 3 que ajuda a aumentar o nível do colesterol bom, linhaça, chia e muitos outros;

http://www.colesterolhdl.com.br/468

Para termos uma melhor qualidade de vida é necessário darmos uma atenção especial para os alimentos que ingerimos e fazermos exames de sangue ao menos uma vez por ano para sabermos como estamos cuidando de nossa saúde, assim, podemos evitar futuras complicações.

As informações e dicas citadas acima são para aqueles que estão à procura de um estilo de vida mais saudável e prazeroso. Porém, não visam substituir a consulta médica para obtermos maiores informações.

Leia o próximo artigo para compreender o que é colesterol HDL alto e entenda como ele pode ser ou não prejudicial para a sua saúde.

9 comentários em “Colesterol HDL Baixo – Sintomas! Saiba o Que Fazer!

    1. Olá Marcos o meu colesterol HDL esteve em 27 isso é muito perigoso, meu médico me aumentou a dose de meu medicamento agora estou tomando 20 mg de rosuvastatina ,melhorou fiz exame essa semana agora está com 40 , eu nunca fumei mas sou idoso, procure um médico colesterol . HDL baixo é muito perigoso.

      Antonio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.